2018. Dizembro 26.
Voltar

Visita interior do Parlamento de Budapeste com guia em português

O Parlamento é o maior, mais conhecido, monumental, edifício, principal símbolo da cidade de Budapeste. Foi construido segundo os planos de Imre Steindl, entre 1885-1904.

Apresenta semelhanças com o parlamento de Londres, fazendo-nos lembrar o mesmo quando o olhamos. Os seus traços e construção possuem características neo-gótico eclético. As suas salas douradas, cobertas de pedra mármore são palco digno de recepções oficiais e para as festas.

Na sala da copula encontram-se expostas as mais valiosas relíquias e símbolos nacionais, a Coroa Santa, o Cetro, e a Espada, as jóias da coroa que fazem parte de um expolio de raridades europeias da idade média que perduram até aos dias de hoje. 

Os oficiais húngaros tinham a intenção de promover uma grande celebração pelo milênio do país em 1896, por isso construíram o Prédio do Parlamento (Orszaghaz) usando o Palácio de Westminster, em Londres, como inspiração.

O arquiteto húngaro Imre Steindl criou as plantas desse imponente prédio e o construiu em uma posição proeminente, do lado Peste do Rio Danúbio. O local escolhido como símbolo do novo governo democrático da cidade foi essa área central plana, em vez dos castelos da realeza que ficam em locais elevados, como no topo de colinas.

 

     

O estilo é neogótico com torres e arcos. Os monarcas e os comandantes militares húngaros são lembrados nas 90 estátuas ao longo das paredes externas.

Fazemos uma caminhada ao longo do prédio de 268 metros, que contém 691 quartos e é considerado o terceiro maior parlamento do mundo. Boa parte do seu interior contém elementos da Renascença e do Barroco, incluindo os 40 quilogramas de ouro usados na decoração. O prédio foi projetado para abrigar duas câmaras do parlamento em alas separadas, com uma estrutura central alta abaulada de 96 metros para sessões conjuntas. Esse grande salão tem 16 estátuas de reis e governantes da Hungria, Transilvânia e Habsburgo.

Visitaremos os espaços internos durante o horário de funcionamento, quando o Parlamento não estiver em sessão, ou acompanhe as sessões do plenário nas tardes de segunda e nas manhãs de terça (mediante reserva).

O Prédio do Parlamento é um dos locais mais fotografados de Budapeste. Durante o dia, sua cúpula vermelha contrasta com o céu azul. À noite, luzes brilhantes brancas ou multi coloridas brilham ao longo da fachada e se refletem nas águas do Danúbio. Tire suas próprias fotos para guardar como lembrança ou compre postais e cartões impressos em uma loja de "souvenirs".   

O Parlamento reserva o direito de animação em ocasiões especiais, como festas nacionais, visitas de delegações ou eventos diplomáticos.

 

   

 

Dando um passeio chegamos até a Praça da Revolução de 1956, e a Praça da Liberdade, onde descobrimos os momentos históricos mais importantes e edifícios mais emblemáticos da cidade. Vamos a conhecer o edifício maravilhoso do Banco Nacional, a Televisão Nacional, a Embaixada da USA e o Monumento do Soldado Ruso.Chegando perto da Academia das Ciências, ficamos perto da Ponte das Correntes Széchenyi, a primeira ponte  construida sobre o rio Danúbio em Budapeste.

Pedir orçamento